25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Conteúdo

Dr. Gourmet
15/11/2017

O Chef da Pizza

Marcelo Oldra, empreendedor que trouxe a Cascavel o sistema norte-americano de fazer pizzas, fala sobre a inauguração de um conceito: a Chef’s Pizza House

Deliciosas memórias de infância, um sonho de menino e fé. A mistura desses ingredientes resultou no sucesso de uma família que se dedica a fazer outras famílias felizes num momento único: a hora de partilhar a pizza.
“A gente faz pizza em casa desde muito pequeno. Era um momento de alegria. Nós fazíamos o molho, a massa, cortávamos o queijo. Era o trabalho do dia”. Quem conta a história é Marcelo Oldra, proprietário da Chef’s Pizza, que completa quatro anos de entrega impecável e de muitos momentos de felicidade com uma receita reconhecida como única na cidade.
O gosto por pizza veio do interior do Paraná. Marcelo nasceu em Cascavel, mas passou os primeiros 16 anos de vida em Salto Osório. Às margens do Rio Iguaçu, o menino já sonhava em ter um restaurante. O retorno à cidade rendeu a Marcelo emprego e matrícula na faculdade, mas a ânsia por outras oportunidades foi mais forte. “Parecia que nada ia dar certo aqui. Eu tinha amigos meus que trabalhavam em pizzaria nos Estados Unidos e estavam indo bem, resolvi ir pra lá”.
A ideia não era trabalhar em pizzaria, mas essa foi a primeira oportunidade. Um amigo ofereceu lugar para dormir no sofá da sala e um carro que seria jogado no lixo. Foram as chances que Marcelo soube aproveitar. Começou entregando pizzas no fim de semana e lavando louça – de graça – nos outros dias. Tudo em nome da aprendizagem. 
Dominou o trabalho só observando. Depois de dois anos entregando pizza, mais uma vez Marcelo não perdeu a oportunidade. “Meu chefe estava sozinho na cozinha, atendendo telefone, não tinha funcionário, só ele. E eu falei ‘deixa comigo’. Cozinhei o dia inteiro, sem precisar que ele me ensinasse nada. Aí ele me perguntou quanto eu queria pra ficar na cozinha. Falei um valor louco, que eu sabia que ele não ia pagar, mas ele aceitou”.
Marcelo começou como chapeiro, se tornou pizzaiolo, foi promovido a gerente da cozinha e, na sequência, a gerente da loja. “Quando me tornei gerente, meu chefe decidiu ficar seis meses fora da loja, foi para a Bulgária tirar férias. Quando ele voltou, a loja estava vendendo mais do que antes de ele ir”. Foi quando surgiu o convite para ser dono de uma pizzaria.

“A pior pizzaria da cidade”
Em duas semanas, Marcelo e o ex-chefe, agora sócio, compraram uma pizzaria em Waltham, Massachusetts. O que não sabiam é que, além de estar quebrado, o local era considerado a pior pizzaria da cidade. A compra já estava feita. “Foram dois anos trabalhando sem tirar lucro nenhum. Só propaganda e reforma. Até que estourou. Era uma das três pizzarias que mais vendiam na região”.
O sucesso rendeu mais conhecimento, mas também trabalho em excesso. Começou a surgir a necessidade de ficar mais perto da família, que já havia crescido. Marcelo e a esposa, Juliana Kleckner Jazar Oldra, voltaram ao Brasil e decidiram: nada de pizza por um bom tempo.

O fenômeno da pizza americana em Cascavel
Depois de dois anos em terras brasileiras, Marcelo estava desanimado. Havia tentado fazer outras coisas, mas nada deu certo. Foi uma parente que provocou a mudança: “O que você sabe fazer?”. Marcelo sabia fazer pizza. Na noite da pergunta, nasceu a Chef’s Pizza, que, em pouco tempo, se tornou um fenômeno.
Inspirados em grandes redes americanas e na vontade de fazer uma pizza diferente do que encontravam aqui, Marcelo e Juliana implantaram o sistema americano de trabalho à pizzaria brasileira: rapidez, equipamentos de trabalho modernos e qualidade.
Em quatro meses, veio a inauguração, com delivery e retirada no balcão. “Foi tudo muito rápido. No primeiro dia, vendemos duas ou três pizzas. E isso cresceu rapidamente. Começamos com quatro funcionários e eu. Meses depois dobrou, e seguiu dobrando. Em um ano, não tinha mais como colocar gente lá dentro”, relembra Marcelo. Veio a mudança de local para a Rua Minas Gerais e o reconhecimento: as pessoas pedem por uma pizza “da Chef’s”.
O sucesso, para o proprietário, está no sabor. “Não tínhamos estrutura no início, as pessoas faziam fila pra fora, na chuva. Os créditos são todos do produto e do sistema de trabalho. Eu acredito que foi realmente o que impulsionou a gente. A rapidez e o cliente poder ver a produção”.
A preocupação com os detalhes – o atum em pedaços, os queijos e embutidos Frimesa, o chocolate Nestlé, a carne sempre fresca, apenas alguns dos diferenciais da Chef’s – e a rapidez (em menos de 20 minutos, a pizza no balcão está pronta) fizeram sucesso. Sabores como alcatra na mostarda, frango ao barbecue e brasileira, uma deliciosa pizza com carne seca delicadamente desfiada, alho-poró e cream cheese Philadelphia, são algumas das especialidades mais pedidas. Além do bolinho de polenta com queijo e do filé de frango crocante, porções que fazem o “só mais um” parecer sempre muito pouco.

Chef’s Pizza House: uma nova experiência
Os clientes passaram a pedir mais. Só que o sistema de rodízio, criado no Brasil em 1976, não combina com a experiência proporcionada pela Chef’s, uma pizza generosamente recheada e apetitosa. A vontade de ampliar horizontes, essa sim, vai muito bem com a receita. Da ideia de fazer mais e melhor, surge a nova Chef’s Pizza House.
A palavra que resume o projeto é sensações. “Vai ser um ambiente familiar, tudo ali está sendo pensado no cliente, desde o talher às canecas congeladas. O que ele vai ver, sentir e ouvir quando entrar, tudo sendo pensado nos mínimos detalhes. É toda a experiência”. A inauguração está prevista para o fim de novembro. “Essa loja é um projeto de muito tempo. Eu sonhei com essa loja muitos anos”.
Para quem está ansioso, Marcelo antecipa o sabor da experiência. Além das pizzas já amadas, a nova Chef’s terá uma carta de drinks exclusiva, com clássicos da coquetelaria mundial e mais 13 receitas da casa, e uma sobremesa que você ainda não viu por aqui. A famosa apple pie americana finalmente ganhará uma versão à altura: a crumble de maçã da Chef’s.
A expectativa é grande. “O que estamos preparando é totalmente diferente do que existe na região, em atendimento, em produto, em ambiente, em sensações. O trabalho agora é para entregar com perfeição o que sonhamos em fazer”, finaliza Marcelo.

O Chef da Pizza
Os segredos da pizza estão na cozinha, mas os ingredientes do sucesso são inconfundíveis no olhar do empreendedor. “A receita é fazer o que gosta, sem pensar no retorno financeiro, fazer aquilo com excelência que o retorno vem”. Para Marcelo, generosidade, confiança em Deus e o desejo de fazer o certo é o que leva ao crescimento.
A gratidão também faz parte do dia a dia da Chef’s, principalmente às vésperas da inauguração da nova unidade. “Agradeço minha família, esposa e filha, que me apoiam e acreditam em mim, a Deus pela saúde e pela força para realizar meus sonhos, e não posso esquecer de agradecer cada colaborador de nossas lojas, são eles quem fazem o show acontecer”.
Hoje, a Chef’s Pizza Delivery emprega 30 funcionários, e abrirá mais 30 postos de trabalho na nova unidade, prevista para o fim de novembro. O trabalho segue contra o tempo. Quem passa pela Rua Paraná, próximo ao edifício Felipe Adura, já consegue até imaginar o delicioso cheiro de pizza que vai rechear o local. Os pedidos de todos os amantes de boa pizza, finalmente, serão atendidos.