25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Conteúdo

Matérias
15/11/2017

Dayse Paparoto: MasterChef, é na Univel!

Uma relação com a cozinha que começou por acaso, teve como resultado uma vencedora do MasterChef profissionais. Quando entrou para a faculdade, a chef Dayse Paparoto, escolheu o curso de Gastronomia porque segundo ela, seria uma oportunidade de estar longe de casa. “Eu queria ser livre porque tive uma infância bem rígida e acabei me dando bem por sorte, era pra ser”. Calma, não pense que foi só sorte não, como diz a chef, não se iluda, teve também muita “mão na massa” e o que não faltou, foi dedicação. “Se não fosse o meu esforço pessoal e usufruir de toda infraestrutura que a faculdade ofereceu, talvez eu não teria saído de lá já com um estágio programado”, ressalta.
Baixinha, de óculos e dona de uma personalidade marcante, a chef conta que gosta mesmo da culinária confort food, que é aquela comida que nos remete à infância, que quando você experimenta logo lembra da “vovó” ou daquela tia querida que preparava aquele “prato especial”; comida que conforta e traz aconchego. “Eu gosto do confort food que são comidas gostosas, gosto de usar ingredientes brasileiros, mas, eu cozinho mais para o italiano, com os ingredientes que temos aqui, mas, com técnicas mais italianas”, comenta.
Além de paixão pelas panelas, na hora do preparo, quem estuda vai sempre sair na frente, a técnica faz toda a diferença para viajar pela gastronomia de todos os continentes e preparar um prato francês ou fazer uma boa e saborosa feijoada: “Quando se usa a técnica, você sabe por exemplo como deixar um peixe mais macio ou uma carne bem temperada. Você precisa estar sempre estudando, vendo o que tem de novo no mercado; para melhorar as técnicas cada vez mais”.
Segundo a chef, muita gente pensa que o sucesso é ter um restaurante e, na hora de abrir o próprio negócio querem seguir a linha das comidas que estão na moda, com nomes difíceis, entretanto, o caminho para o sucesso, para ela, está ligado à comida gostosa e que venda: “Restaurante bom é restaurante cheio, sabe o nome gourmet? Me incomoda porque muitas vezes, só por causa da palavra, as pessoas cobram ou pagam mais caro”.
Dayse Paparoto, esteve no Centro Universitário de Cascavel - UNIVEL, para participar da Jornada Acadêmica de Gastronomia. Quem se inscreveu, teve a oportunidade de participar de um workshop e de uma palestra, com o tema “Desafios atuais de um cozinheiro”. A chef, considera importante, que os alunos tenham uma proximidade com pessoas que estão há mais tempo na profissão. “Quem estuda Gastronomia precisa saber a realidade a ser enfrentada, quando eu passo a minha experiência, falo da paixão pela cozinha, mas mostro que não existe conto de fadas, a vida não é feita de ilusão”. Dayse, contou sobre os planos de formar uma família, ela sonha em casar e ter filhos e quando questionada sobre qual prato prepararia, ela brinca com um sorriso no rosto: “Com certeza, vou pedir um delivery de uma bela e saborosa pizza”. Para a vencedora do primeiro MasterChef, a dica, para quem quer ter sucesso na culinária está na busca por conhecimento. “Aprenda o máximo que você puder, o sucesso na cozinha não depende só de colocar a barriga no fogão e, sim estudar e praticar muito”.

Fonte: Núcleo de Comunicação Univel